Conservação e Restauro(3º Dossiê dos Anais do Museu Histórico Nacional - volume 39 - 2007)

Apresentação
Jussara Faria Cestari

O homem encontrou através da arte a forma mais profunda de se expressar no decurso do tempo. Assim sendo, as pesquisas na área da conservação, preservação e restauração sempre deverá contar com métodos técnico-científicos que viabilizam novos processos operacionais para prolongar à vida útil dos bens culturais. A reciprocidade entre todas as área científicas e tecnológicas é um aspecto crucial para obtenção de resultados significativos nas avaliações dos profissionais que trabalham com acervo.

De acordo com as experiências em restauração têxtil não podemos deixar de mencionar a importância da conservação, que é uma atitude preventiva que baseia-se em prolongar a existência da peça ou evitar o processo de degradação.

A restauração consiste na intervenção que possibilita a restituição das características de origem que se perderam por ação natural do tempo ou humana. A metodologia e critérios que se aplica em qualquer processo de restauração é o resultado do diagnóstico técnico do profissional qualificado, cabendo ressaltar a necessidade de um compartilhamento de experiências na área de preservação de bens culturais.

O Museu Histórico Nacional foi agraciado com o projeto do The Getty Conservation Institute e Vitae, que viabializou o trabalho de restauração das viaturas, visando à preservação de um acervo tão significativo para a cultura nacional.

Pôr adiante, temos satisfação de apresentar três artigos que contemplam as perspectivas em conservação, preservação e restauração. No primeiro, o trabalho desenvolvido pelo Grupo “Beni Culturali” do Departamento de química da Universidade de Perugia onde os autores abordam pesquisas e técnicas realizadas em obras em pedra, pintura e cerâmica.

No segundo, Gina Gomes Machado relata o trabalho desenvolvido pelo The Getty Conservation Institute e Vitae, no qual a premissa dos projetos é desenvolver conhecimento e a necessidade de preservação de bens culturais em regiões de clima tropical. Além disso, Focaliza neste artigo a importância e a necessidade da interdisciplinaridade e o compartilhamento de experiências entre os profissionais.

O terceiro artigo, de autoria da conservadora Roberta lopes Leite, apresenta o projeto Preservação do Acervo Documental da Casa de Cora Coralina. Patrocinado pela Fundação Vitae, teve como objetivo a conservação e o restauro do acervo documental do Museu Casa de Cora Coralina, danificado após a enchente que assolou Goiás Velho em 31 de dezembro de 2001.

Contamos, assim, com três artigos que possibilitam abranger o conhecimento do leitor, que o mesmo sirva de reflexão para a necessidade da preservação e conservação dos bens culturais.

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