Armas Nacionais

Brasão é uma insígnia ou distintivo com figuras e ornamentos que representam as armas de uma nação, de um reino, de uma família,de corporação dentre outros. Coloca-se no escudo de armas atributos que representam a glória, honra e nobreza.As Armas Nacionais Brasileira são constituídas por um escudo redondo sobre uma estrela, carregando no centro, o Cruzeiro do Sul. Foi instituído em 19 de novembro de 1889, e seu uso é obrigatório segundo o artigo 26 da lei 5.700/71, com a redação dada pela lei 8.421/92 nos três poderes do governo federal, estadual e municipal, bem como nos quartéis militares e policiais, conforme determinação da lei. Da mesma forma, regula seu uso em papel impresso ou papel timbrado do governo federal. Nos impressos poderá ser usado na cor preta, verde ou colorido. Quando marcado em timbre, o uso só é permitido ao presidente da república e aos embaixadores que estejam no exterior.



Descrição
(oficial)

Escudo redondo em campo azul celeste, carregando cinco estrelas de prata, dispostas na forma da constelação do Cruzeiro do Sul, com bordadura do campo perfilada de ouro, carregada de estrelas de prata em número igual aos dos estados brasileiros. Escudo pousado em estrela de cinco pontas partida gironada em 10 peças, sendo 5 de sinopla
[1] e 5 de ouro; filete de ouro e orleta de goles[2]; brocante sobre espada, em pala, empunhada, guardas de blau[3], com filete de ouro, tendo aos centro um quadrado de goles carregando estrela de 5 pontas de ouro. Insígnia ladeada de um ramo de café frutificado,à destra, e a sinestra um ramo de fumo florido, ambos na cor natural, atados com fita de blau; O brasão pousado sobre resplendor de ouro, com contornos formando uma estrela de vinte pontas. Listel de blau, brocante sobre o punho da espada, com legenda de ouro onde lê-se:”REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL”,Na destra do listel lê-se: “15 DE NOVEMBRO”, e a sinestra “ DE 1899”

Jussara Faria Cestari
Conhecendo os Símbolos Nacionais
[1] Sinopla - verde
[2] Goles- vermelho
[3] Blau -azul

Nenhum comentário:

Postar um comentário